Pelo 9º ano consecutivo, o Museu de História Natural ‘Hortêncio Pereira da Silva Júnior’ participa da Semana Nacional dos Museus, promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). Em sua 16ª edição, o evento traz como tema ‘Museus Hiperconectados – novas abordagens, novos públicos’ e ocorre entre os dias 14 e 20 de maio.
Neste ano, o museu itapirense escolheu como abordagem o ‘Combate ao Tráfico de Animais Silvestres’. Com banners sobre a história, os tipos, as rotas e mecanismos, estrutura social, números, espécies envolvidas e consequências do tráfico.
A maior ameaça aos animais silvestres em todo o mundo tem sido o tráfico de animais silvestres, atividade que retira, clandestinamente, espécimes da natureza, com o objetivo de atender tanto o mercado interno como o externo. Apresenta-se hoje como a terceira maior atividade ilícita do mundo e movimenta grande parte da economia clandestina brasileira, juntamente com o tráfico de drogas e armas. Diversas leis e tentativas de combate vêm sendo utilizadas para tentar controlar essa ação, não apresentando, entretanto, muita ação efetiva.
A exposição tem como propósito chamar a atenção sobre o tráfico no Brasil, abordando os métodos utilizados para o transporte, tipos de tráficos, impactos causados e tentativas de combate. Para isso, foi montada uma sala com animais silvestres engaiolados para que o público possa refletir sobre a crueldade que os animais sofrem.
A exposição também contará com animais taxidermizados. A mostra fica disponível para visitação de segunda a sexta das 8h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20 e no domingo das 10h00 às 13h00. As instituições que desejarem visitar a exposição com monitoria deverão solicitar agendamento antecipado pelo telefone (19) 3843.4317. Cada monitoria terá duração de aproximadamente 40 minutos.
3ª Noite dos Museus
Como parte da programação da Semana dos Museus, na noite do dia 16 de maio (quarta-feira) acontece a 3ª Noite dos Museus, com a participação do Museu de História Natural ‘Hortêncio Pereira da Silva Júnior’ e do Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’. Todos os eventos têm entrada franca.
Para fortalecer o tema da 16ª Semana Nacional dos Museus, ‘Museus Hiperconectados – novas abordagens, novos públicos’, a Secretaria de Cultura e Turismo mais uma vez conta com a parceria da Jota F Telecom, que irá disponibilizar Wi-fi gratuito durante a noite toda.
No Museu de História Natural, a programação tem início às 19h00 com a Ação Educativa em parceria com os alunos do 5º semestre do curso de Pedagogia do UNIESI (Centro Universitário de Itapira) com o tema sobre o combate ao tráfico de animais silvestres. O público alvo serão os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), grupos de terceira idade e população em geral. Mais tarde, às 20h00, ocorre a palestra ‘Combate ao tráfico de animais silvestres em Itapira, SP’ na Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’ em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente através da Patrulha Ambiental de Itapira.
Já no Museu Histórico e Pedagógico, a programação conta com a palestra ‘Festa de Maio e suas origens religiosas e profanas’, proferida por Eric Apolinário, responsável pelo museu. A explanação tem início às 19h30 e complementa as informações da exposição ‘Festa de Maio: Congos, Búzios e Sambas | da Abolição ao Século XXI’, que também estará aberta para visitação.