O Museu de História Natural ‘Hortêncio Pereira da Silva Júnior’ recepcionou 32 alunos do 1º ano da EMEB ‘Wilma de Toledo Barros Munhoz’ nesta quarta-feira, 21 de novembro. A visita ocorreu nos períodos da manhã e da tarde e teve como tema central o nome indígena dos animais.
As crianças foram recebidas pelo biólogo e taxidermista José Carlos Simão Cardoso Júnior. Depois de conhecerem todas as dependências do local, os alunos assistiram a uma aula com o tema escolhido que foi ministrada por Cardoso Júnior com auxílio dos kits pedagógicos do museu. Ao final, ainda houve uma visita ao mirante do Parque Juca Mulato para uma explicação detalhada do nome de Itapira, que na língua tupi-guarani significa ‘pedra pontiaguda’. De lá, Júnior mostrou o Morro do Cruzeiro (conhecido também como Morro da Asa Delta), situado na direção da divisa com Minas Gerais, que é o símbolo do nome do município.
“A visita superou minhas expectativas como professora, pois essa foi minha terceira visita com o primeiro ano enfatizando o projeto do Ler e Escrever ‘Um olhar sobre a cultura dos povos indígenas do Brasil’”, avaliou a professora Sílvia Tonini, que também agradeceu ao responsável pelo museu pela atenção junto aos alunos e pela inovação do material. “Todos os alunos sairam maravilhados e foi possível retormarmos o assunto em sala de aula, refletindo sobre as palavras de origem tupi-guarani e como estão tão presentes em nosso cotidiano. Com certeza eles guardarão na memória esse dia especial de aquisição de conhecimentos e aprendizagem”, agradeceu a professora.
O Museu de História Natural de Itapira está disponível para agendamento de instituições que desejarem uma visita com monitoria e sobre algum tema específico. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (19) 3843 4317 ou pelo e-mail museu.historianatural@itapira.sp.gov.br. O museu está aberto para visitação de segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20 e domingos das 10h00 às 13h00. A entrada é gratuita.