O Museu Histórico e Pedagógico de Itapira abriga a partir do dia 26 de março a exposição “A trajetória da Esportiva no Futebol Itapirense”, que tem a curadoria do pesquisador Marcos Eduardo Santoni.
A mostra conta com a exibição de vários quadros e fotos que trazem muitas curiosidades do time itapirense: o autor do primeiro gol (amador e profissional); o maior artilheiro; o jogador que mais jogou; o técnico que mais comandou o time; os confrontos; o primeiro jogo e os 22 elencos da vermelhinha.
Todo material que compõe a exposição foi selecionado pelo curador por meio de pesquisas na internet e no acervo dos jornais do Museu Histórico de Itapira. Interessado em divulgar todas essas informações, ele procurou a Secretaria de Cultura e Turismo para uma parceria de cessão de espaço para a exibição.
A exposição terá sua abertura no dia 26 de março às 10h00 e a visitação gratuita pode ser feita até o dia 30 de abril de terça a sexta-feira das 8h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20 e aos domingos das 9h00 às 12h00. Mais informações pelos telefones (19) 3863 0835 e (19) 99148 5948 (Marcos). O Museu Histórico está situado no interior do Parque Juca Mulato.
Sobre a Esportiva Itapirense
A Sociedade Esportiva Itapirense é um clube brasileiro de futebol da cidade de Itapira, interior do estado de São Paulo. Foi fundado em 24 de março de 1947 e suas cores são vermelho e branco. Em 2022, a Itapirense foi vice-campeã da Série B do Campeonato Paulista e esse ano disputa a Série A3 do Campeonato Paulista. Ao todo, já foram 22 campeonatos disputados profissionalmente.
Ao longo de sua história, a Itapirense revelou grandes nomes, dentre eles o zagueiro Hideraldo Luís Bellini, capitão e campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1958 e que eternizou o gesto de levantar a taça para celebrar o título.