Ao longo de todo o mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Itapira, através da Rede Básica, voltará sua atenção especialmente para o atendimento às mulheres do município através de atividades direcionadas para a prevenção de doenças e de promoção da saúde.
Em todas as Unidades Básicas de Saúde haverá intensificação da oferta de Testes Rápidos para HIV, Hepatites e Sífilis, ações de incentivo para a vacinação contra HPV voltada para meninas de 9 a 14 anos (são necessárias duas doses com intervalo de seis meses) e agendamentos de exame preventivo de Câncer de Colo de Útero e de mamografia de rastreamento para a faixa etária de 50 a 69 anos.
Para garantir melhores resultados do exame preventivo, a mulher não deve ter relações sexuais nos dois dias anteriores ao exame e deve evitar também o uso de duchas, medicamentos e/ou métodos contraceptivos que precisam ser introduzidos na vagina. É importante também que o exame seja realizado após cinco dias do término da menstruação, pois a presença de sangue pode afetar a qualidade da amostra coletada e influenciar no resultado. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) é possível reduzir, em média, entre 60% e 90% os índices de câncer do colo do útero quando a cobertura de rastreamento da população feminina é de pelo menos 80%.
Em relação à mamografia de rastreamento, a orientação da OMS é que seja realizado rotineiramente nas mulheres de 50 a 69 anos que não apresentem sinais e sintomas de câncer de mama. Para outros casos é necessário solicitação do médico ginecologista.
Capacitação das equipes
Ao longo do mês as equipes das UBSs também participarão de três capacitações que têm como objetivo ampliar a rede de orientações e melhorar o acolhimento das pacientes: No dia 8 de março no evento “Dialogar é Preciso” promovido pela Secretaria de Promoção Social; no dia 15 no evento de saúde mental “Suicídio: É possível prevenir?”, realizado pela Secretaria de Saúde; e no dia 29 no seminário da Rede Básica de Saúde “Mulher: Tempo de Cuidar de Você”, também realizado pela Saúde.