Vinte e quatro homens e quatro mulheres iniciaram na manhã desta segunda, 2, o Curso de Formação de Guardas Civis Municipais. Aprovados no concurso público que foi retomado pela Administração Municipal em 2021, eles passaram por todas as fases classificatórias e iniciam a formação de 800 horas de aulas teóricas e práticas antes de ingressarem na corporação itapirense.
Um aluno da cidade de Lindóia também será formado por meio de um termo de cooperação firmado entre os municípios e três Agentes de Trânsito de Itapira participarão da formação nas disciplinas que fazem parte de sua grade.
O vice-prefeito Mário da Fonseca, que representou o prefeito Toninho Bellini, deu boas vindas aos alunos. “Essa nova turma faz parte de um processo de investimento em segurança que estamos fazendo em nossa cidade. Quando nossa Administração assumiu em 2021, encontramos uma Guarda Civil Municipal desmotivada, com pouco efetivo e sem investimentos. E uma das prioridades da nossa gestão é justamente o investimento na nossa GCM”, afirmou. Além da retomada do Concurso Público que estava paralisado desde 2020 e que já teve uma turma formada, ele lembrou a compra de novas viaturas, armas e equipamentos de segurança, as reformas na sede e principalmente o investimento em tecnologia e inteligência, como a Muralha Digital. “Até então nossa cidade nunca havia ouvido falar em Muralha Digital e em Centro de Inteligência. E nós investimos nisso e tem gerado bons resultados e bons frutos no que diz respeito a redução da criminalidade e em mais segurança para a população”, completou.
A Comandante da Guarda Civil Municipal, Patrícia Zacarioto, explicou que a formação tem duração de aproximadamente seis meses e após isso os novos guardas estarão prontos para atuar nas ruas. “Com a turma formada no ano passado e essa nova, estamos praticamente dobrando o número do nosso efetivo e isso impactará positivamente para a segurança da nossa cidade. Agradeço ao prefeito Toninho Bellini e ao nosso secretário Sandro Almeida que estão investindo muito na nossa corporação”, declarou.
As disciplinas do curso seguem a Matriz Curricular Nacional para a Formação das Guardas Municipais e serão ministradas por instrutores da própria corporação e também de outras secretarias que foram selecionados através de processo seletivo interno. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira em horário comercial na Sala de Instrução situada na sede da GCM.