Ao longo dessa semana, os novos agentes comunitários das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Vila Ilze e Figueiredo participaram de um Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. A formação de 40 horas atende a exigência do edital do concurso público.
“É de extrema relevância qualificar o Agente Comunitário de Saúde para atuar junto às equipes porque ele é um elo importante entre os usuários e os demais profissionais de saúde”, disse a Diretora da Rede Básica, Deise Cega Fernandes.
A capacitação foi realizada pelas enfermeiras das unidades e contemplou temas como “Conhecendo o SUS”, “Ações de Promoção a Saúde e Prevenção de Doenças”, “Ética no Trabalho”, “Vista Domiciliar”, “Cadastramento das Famílias”, dentre outros.
O objetivo do curso é oferecer formação para desenvolvimento das competências necessárias para ingresso na profissão de Agente Comunitário de Saúde. Todos os candidatos serão submetidos a uma avaliação final antes da contratação.
A expectativa é que nos próximos meses também sejam convocados os Agentes Comunitários para outras unidades conforme classificação no concurso e eles também farão o curso.