Principais tipos de café
Para milhões de pessoas em todo o mundo, sentar-se para tomar um bom café é um dos grandes prazeres da vida. O café Especial, preparado do jeito que você gosta por um barista competente, só melhora esta experiencia.
Um barista desempenha em relação ao café o mesmo papel de um sommelier no mundo dos vinhos. Trata-se de um profissional com conhecimento especializado, capaz de orientá-lo a preparar com perfeição um café que conte não só com a energia da cafeína, mas um sabor maravilhoso.
Atualmente existem, cafés para todo tipo de gosto, público e bolso. Cada um deles tem uma especificação e uma nomenclatura de definição. Esta matéria, apresenta um resumo dos principais tipos de cafés presentes hoje no mercado brasileiro.
- Cafés tradicionais: os mais encontrados e consumidos pelo mercado brasileiro (91% aproximadamente). É um café composto pela mistura de grãos arábica e robusta, geralmente sua torra é mais escura para mascarar possíveis defeitos e isso evidencia seu sabor mais amargo.
- Cafés superiores: assim como o café tradicional é uma mistura de grãos arábica e robusta, porém com uma concentração maior de arábica. Também apresentam torra mais escura e amargor no sabor. São considerados de qualidade superior pois apresentam, menos defeitos que os tradicionais.
- Cafés gourmet: são cafés 100% arábica, porém com pontuação mediana (75 pontos aprox.), pois apresentam leves defeitos. A torra deste tipo é média escura, apresenta sabor mais presente e menos amargor.
- Cafés especiais: São grãos de café 100% arábica da mais alta qualidade, com rastreabilidade de origem, com um cuidado especial do plantio até ser servido na xícara. Os grãos não apresentam defeitos, e tem notas acima de 80 ponto. A serem torrados expressam seu elevado potencial de qualidade sensorial e são moídos de acordo com o método de preparo. Apresentam torra média ou clara, para realçar o verdadeiro sabor do fruto. São cafés com sabores e aromas marcantes, como notas de frutas amarelas, chocolate, caramelo e nozes.
- Cafés Cup of Excellence: São grãos premiados, apresentam as mesmas características dos cafés especiais, porém normalmente são cultivados em regiões de maior altitude, como Espirito Santo, Minas Gerais e Bahia. Apresentam aromas e sabores mais exóticos, como flores e frutas raras e são avaliados acima de 85 pontos e vendidos em microlotes.
O Café faz parte do dia a dia de muitos, mas para outros é uma experiencia nova e empolgante, convidamos vocês leitores a provar um café especial preparado em diferentes métodos. Venham nos visitar no Café Terrarium