Viabilizada através da Lei Aldir Blanc, acontece em três etapas a oficina O Campo, os Cantos de Trabalho e a resistência do Brasil cantado, de Antonio Curió e Salua Oliveira. A prática tem como público alvo professores, artistas e pessoas acima dos 14 anos, interessadas em se aprofundar nas mais diversas formas de expressão musical inserida na cultura dos trabalhadores rurais de serviço manual.
Serão três oportunidades, aos sábados. A oficina irá acontecer nos dias 21 e 28 deste mês e no dia 04 de junho, das 14 às 18h, na sede da Banda Lira Itapirense.
O objetivo é apresentar uma possível prática de se ensinar música, como meio de resgate histórico e exaltação de cultura, através de “Cantos de Trabalho”, por um viés de diversidade cultural, considerando a atividade musical como uma prática discursiva. Partindo do ideal de uma apropriação da cultura popular brasileira, em uma prática que dê subsídio ao estimulo da pesquisa, histórias e rimas, parlendas, jogos, brincadeiras cantadas e de mão, jogos de socialização e cantos do trabalho, voltadas ao fazer artístico e social, com intuito da exaltação da cultura, trocas de experiências e vivências com o outro.
A iniciativa tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo. As inscrições podem ser confirmadas através do (19) 99689-6332 e a sede da Banda Lira fica na Rua Comendador João Cintra, 41, no Centro.