O Maio Amarelo é um movimento que busca chamar a atenção para a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes e mortes nas vias. Sua cor simbólica representa a atenção necessária que todos os condutores e pedestres devem ter ao trafegar.
Em alusão à campanha, durante todo o mês de maio, diversas atividades estão sendo realizadas no município através do Departamento de Trânsito e do Consetran (Conselho Municipal de Educação Para Segurança no Trânsito) – além de outros órgãos parceiros – para conscientizar a população sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito como o respeito às leis, o uso correto de equipamentos de segurança e a não mistura de álcool e direção.
Na empresa NB, as palestras de conscientização com os colaboradores foram iniciadas na terça-feira, 14, por Luis Gustavo Pereira, do Departamento de Trânsito, e seguem até o dia 22. Assuntos como excesso de velocidade, consumo de álcool ao volante, uso do cinto e outros equipamentos de segurança foram abordados. “Falamos com base nas ocorrências corriqueiras do município e comportamentos que são observados entre nossos motoristas”, explicou. Nos dias 23 e 24, a palestra será realizada na Fábrica Penha.
Os conselheiros do Consetran também promovem palestras desde o início do mês em diversos locais. A mais recente ocorreu na quarta-feira, no Uniesi, e as próximas serão na segunda-feira, 20, às 8h00 na UBS Istor Luppi, na quarta, 22, às 8h00, na UBS Prados, e na sexta-feira, 24, às 20h22 na Auto Escola Nacional.
Um simulado de acidentes de trânsito também foi realizado na manhã desta quinta-feira, 16, na Praça Bernardino de Campos e contou com a presença do Departamento de Trânsito, do Consetran, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Arteris Intervias.