sábado, 23 novembro 2024
InícioCidadePeça infantil ‘Vermelhinhos’, da Companhia Hecatombe, encerra Mostra Garagem

Peça infantil ‘Vermelhinhos’, da Companhia Hecatombe, encerra Mostra Garagem

Espetáculo lança mão da música e da contação de história para falar sobre amizade, sobre encontros e desencontros, finitude e, principalmente, amor e respeito aos animais e será exibida de graça, na quinta, dia 23 de dezembro, no YouTube

 

A Companhia Hecatombe, de São José do Rio Preto (SP), é a convidada da Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas, de Itapira, para encerrar a Mostra Garagem – Arte e Cultura, com a exibição gratuita da versão virtual do espetáculo para crianças “Vermelhinhos”, na quinta-feira, dia 23 de dezembro, às 20h, no YouTube. A peça é inspirada no universo da escritora Clarice Lispector (1920-1977) e que lança mão do recurso da contação de histórias e da música para falar sobre amizade, sobre encontros e desencontros, finitude e, principalmente, amor e respeito aos animais.

A apresentação faz parte de uma série de seis sessões que a Hecatombe promove em canais de coletivos parceiros através do Edital ProAC LAB/Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura.

Sob direção de Linaldo Telles e com dramaturgia de Homero Ferreira, fundador da Hecatombe, a montagem é calcada na poesia e, principalmente, nas possibilidades narrativas criadas pelo jogo dos atores. O elenco é formado por Clara Tremura e Luiz Perez, e, na música ao vivo, conta com os músicos e atores Jaqueline Cardoso e Ícaro Negroni. Em cena, um grande armário ambulante de onde saem histórias e personagens reais e animados compõe o cenário.

A história acompanha a personagem Clarice, que junto de sua casa-armário situada na Rua “A Descoberta do Mundo” e em tom de conversa íntima irá driblar o rabugento Guarda Perseu para narrar sua relação com seus bichos. Ela contará com a ajuda dos personagens-músicos, Macabea e Olímpico, em busca de seu perdão. “Os caminhos escolhidos para essa montagem contrastam, de certa forma, com a nossa atual realidade super digital, uma vez que se propõe ao artesanal, à delicadeza da contação de histórias, ao recurso da música tocada e cantada ao vivo na cena”, reflete o dramaturgo.

A Mostra

A Mostra Garagem – 2021 acontece de 21 a 23 de dezembro no canal do YouTube da Cia Talagadá. A mostra tem como objetivo a realização dos exercícios espetáculos desenvolvidos no decorrer do ano pelos alunos do Projeto Garagem, gerido pela Talagadá, nas modalidades de teatro adulto e infantil, que serão exibidos nos dois primeiros dias da programação.

Em 2021, o projeto completa cinco anos de existência. Devido à pandemia, todas as atividades foram realizadas nos anos de 2020 e 2021 em formato online. Sendo assim, a Mostra Garagem acontece também em formato online, apresentando o resultado dos processos que foram realizados nesse período, a partir da vivência adquirida com as atividades nesse formato. O projeto é fomentado pela Lei Aldir Blanc – manutenção de espaços culturais da cidade de Itapira.

Resultado

O processo nestes dois anos de pandemia, como para a maioria dos coletivos teatrais, foi de muita dificuldade e reinvenção. O Projeto Garagem vinha de um crescimento contínuo no que se refere à formação cultural na cidade de Itapira, desenvolvendo atividades de formação de novos artistas com as oficinas ministradas e também na formação de público teatral com as apresentações gratuitas dos exercícios espetáculos dos alunos, bem como apresentações com grupo convidados, parceiros da Cia Talagadá.

“Chegamos ao início do ano de 2019 com a marca de mais de 100 alunos e cerca de 2500 pessoas que prestigiaram as atividades culturais oferecidas pelo projeto. Para Itapira, uma cidade com 70 mil habitantes, esses números mostram um resultado eficiente naquilo que nos colocamos a fazer”, consideram os artistas da Talagadá. “Com a pandemia, migramos para o formato online das atividades, o que demandou um grande processo de reinvenção e aprendizagem, para a equipe de orientadores e alunos que embarcaram na pesquisa”, acrescentam.

Como resultado desse processo, haverá apresentação do exercício “Fakenews” e também do exercício “Experimentação do Teatro de Objetos”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

SERVIÇO:

 Mostra Garagem – Arte e Cultura

De 21 a 23 de dezembro, 20 horas, no YouTube da Cia Talagadá (link www.youtube.com/channel/UCW0Tj4ZrTekzLNpt5zL2Lyg). Gratuito. Livre.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 21/12, terça, 20h

Abertura da Mostra e apresentação do exercício “Fakenews”

Sinopse: Trabalho desenvolvido pelos alunos de iniciação teatral modulo I, onde parte da pesquisa de informações não confiáveis vindas das redes sociais, e partir disso a construção de uma dramaturgia voltada para o áudio visual, resultando na junção de várias cenas que culminam em um jornal eletrônico com informações absurdas.

Alunos do Módulo I – adulto do Projeto Garagem

Direção – Danilo Lopes

Equipe de filmagem – Mínima Produtoras de ideias

Dia 22/12, quarta, 20h

Apresentação do exercício “Experimentação do Teatro de Objetos”

Sinopse: Trabalho desenvolvido pelos alunos do módulo II de teatral, onde parte da pesquisa na linguagem do teatro de objetos e sua construção dramatúrgica. Cada aluno construiu cenas a partir de objetos de casa, desenvolvendo sua relação entre objeto boneco e objeto simbólico. Será apresentado as cenas construídas pelos alunos, que foram filmadas individualmente, respeitando todos os protocolos sanitários devido a COVID 19.

Alunos do Módulo II – Projeto Garagem

Direção – Valner Cintra

Equipe de filmagem e edição – Mínima Produtora de Ideias

Dia 23/12, quinta, 20h

Apresentação do espetáculo convidado: “Vermelhinhos”, com a Companhia Hecatombe, de São José do Rio Preto/SP

Sinopse: Junto de sua casa-armário situada na Rua “A Descoberta do Mundo” e em tom de conversa íntima, Clarice vai driblar o rabugento Guarda Perseu para nos contar sobre sua relação com seus bichos. Para isso, ela terá a ajuda de seus personagens-músicos, Macabea e Olímpico. Essa mulher vai à busca de seu perdão, numa história de amizade, peixes vermelhinhos e aperto de mão.

Duração: 60 minutos | Classificação indicativa: livre | Grátis | Informações: ciahecatombe.blogspot.com e www.instagram.com/ciahecatombe

Ficha técnica: Dramaturgia: Homero Ferreira | Direção: Linaldo Telles| Elenco: Clara Tremura e Luiz Perez/Músicos-atores: Jaqueline Cardoso e Ícaro Negroni | Iluminação: Alexandre Manchini Jr. | Figurinos: Linaldo Telles | Confecção de figurinos: Ivani Cardoso | Preparação de manipulação de bonecos: João Guerreyro | Pesquisa literária: Clarissa Maria

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.