O Conselho Municipal de Saúde realiza na próxima quinta-feira, 2, uma plenária para discutir as propostas levantadas na Conferência Municipal de Saúde realizada em 2021 que são do âmbito regional, estadual e federal para eleger e adequar as sugestões que serão encaminhadas para o encontro regional. A atividade acontece a partir das 9h00 na Associação Comercial.
As propostas que não são de âmbito municipal foram subdivididas nos quatro eixos que compõem a 17ª Conferência Nacional de Saúde que acontecerá de 2 a 5 de julho e tem como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Até duas propostas por eixo poderão ser encaminhadas para a discussão macrorregional.
A fim de garantir a participação paritária da sociedade, as 40 vagas disponíveis serão divididas entre usuários do Sistema Único de Saúde (20 vagas), Profissionais de Saúde (10 vagas) e Prestadores de Serviço (10 vagas).
Para melhor organização, os usuários devem fazer a inscrição prévia nas Unidades Básicas de Saúde até quarta-feira, 1° de março, conforme distribuição de vagas a seguir: UBS Vila Ilze – 3 vagas; UBS Istor Luppi – 2 vagas; UBS Prados – 2 vagas; UBS Cubatão – 2 vagas; UBS Pé no Chão – 2 vagas; UBS Braz Cavenaghi – 2 vagas; UBS Figueiredo – 2 vagas; UBS Barão – 1 vaga; UBS Ponte Nova – 1 vaga; UBS Eleutério – 1 vaga; UBS Central – 1 vaga; e UBS Flávio Zacchi – 1 vaga. Profissionais de Saúde e Prestadores de Serviço serão convidados pelo Conselho Municipal de Saúde.
Na plenária também serão eleitos os quatro delegados que irão representar o município nesta etapa, seguindo a mesma divisão paritária entre os grupos: dois usuários, um profissional de saúde e um prestador de serviço.