Para algumas pessoas emagrecer parece difícil pois sempre relacionam o emagrecimento com algo ruim, como se no processo existisse a necessidade de passar fome e vontade. E quem escolhe emagrecer utilizando de estratégias assim acaba sofrendo e além disso, não conseguem manter esses hábitos por muito tempo.
As pessoas as vezes me perguntam qual a melhor dieta para emagrecer, low carb, cetogênica, jejum… mas a melhor mesmo é aquela que o paciente melhor consegue seguir. Uma dieta que com o passar do tempo consiga ainda ser mantida. É necessário respeitar os hábitos e gostos do paciente para que ele tenha adesão à dieta. Mesmo que em restrição calórica, comendo alimentos saudáveis, a dieta ainda precisa ser algo prazeroso a ser seguido.
Quando as pessoas têm pressa pra emagrecer, acabam fazendo loucuras. Fazem dietas por conta, cortam do dia pra noite tudo aquilo que gostam, passam a comer pouco e passam fome. Depois de algum tempo, chegam com muito esforço no peso desejado e depois disso fazem o que? voltam a se alimentar mal como antes pois a dieta que foi feita é impossível de se manter a longo prazo. E dessa forma, todo o peso perdido é recuperado.
Por isso vemos muitas pessoas que estão numa luta eterna com a balança, num eterno efeito sanfona e passam a vida toda sofrendo.
O processo de emagrecimento é lento, não queira perder em pouco tempo o que você levou anos pra ganhar. Devagar e sempre! É muito melhor seguir uma dieta que seja prazerosa, sem restrições absurdas e comendo de tudo que se gosta, assim, quando você chegar no seu peso ideal, será fácil de manter.
Dieta não é sofrimento! Pense nisso!