A Prefeitura, através da Procuradoria-Geral do Município e dos setores de Execução Fiscal e de Arrecadação, anunciou essa semana uma reformulação no formato das notificações enviadas aos contribuintes. Com o objetivo de tornar o conteúdo mais acessível e compreensível, passaram a ser utilizados elementos visuais e linguagem clara para facilitar o entendimento do conteúdo.
A mudança tem como objetivo evitar que os contribuintes se sintam intimidados ou confusos ao receberem notificações do órgão. Agora, em vez de documentos complexos e com muitas terminologias técnicas, os munícipes receberão um formato mais amigável e visualmente atraente. “Sabemos que a linguagem jurídica pode ser intimidadora e, muitas vezes, dificulta a compreensão do conteúdo. Com essa nova abordagem, queremos estabelecer uma relação clara e próxima com os contribuintes, garantindo que eles se sintam mais informados sobre suas obrigações legais”, explica o Secretário de Negócios Jurídicos e vice-Prefeito, Mário da Fonseca.
A estratégia implementada envolve a adoção de infográficos explicativos, tabelas de fácil leitura e uma linguagem mais acessível, evitando o uso de jargões jurídicos excessivos. Além disso, há um canal de comunicação direta, via WhatsApp, para esclarecer dúvidas e oferecer suporte aos contribuintes. “A reformulação das notificações é um exemplo de como a utilização dos vieses cognitivos pode promover a compreensão e a interação mais efetiva entre órgãos públicos e a população”, afirma o advogado Manoel Cipriano, Procurador Municipal e coordenador da Execução Fiscal.
Os novos modelos de notificações já estão sendo impressos e enviados para a população. Em caso de dúvidas, setores de Execução Fiscal e de Arrecadação permanecem à disposição para esclarecimentos pelos telefones (19) 3843.9155, 3843.9117, 3843.9113 ou pelo WhatsApp (19) 99747.7385.