No dia 30 de junho, a Prefeitura e a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) promoveram a 1ª edição da Campanha Campo Limpo visando a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos dos proprietários rurais do município. A ação permitiu que fosse realizado o descarte correto desses materiais através do recebimento na sede da SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente).
“Embalagens de agrotóxicos abandonadas ou armazenadas de forma inadequada podem provocar sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana. A ação age na busca da melhoria da qualidade de vida no campo e em atendimento às legislações vigentes”, explicaram Anderson Martelli, biólogo e diretor da SAMA, e o Engº Agrônomo Carlos Eduardo Canivezzi Antunes, Chefe da Casa da Agricultura em Itapira.
O trabalho de recebimento das embalagens foi conduzido pelo Gestor Ambiental e técnico da SAMA Lucas Hamagutti e por Antunes e a ação resultou em aproximadamente 1200 embalagens de agrotóxicos e defensivos agrícolas coletados. Novas datas da ação serão definidas e divulgadas posteriormente.