Na tarde da última terça-feira, 27, Coordenadora do Procon de Itapira, Gabriela Bernardes da Silva Stefanini e a Técnica em Atendimento Michele Pizani Martucci, promoveram uma palestra no Centro Dia do Idoso com orientações sobre empréstimo e cartão consignado e alertas para evitar golpes. De janeiro a setembro, a unidade itapirense do Procon registrou mais de 530 atendimentos relacionados ao tema.
O conteúdo abordado englobou explicações sobre a contratação direta de empréstimos cujos descontos caem direto no contracheque ou benefício INSS, sobre as margens, comprometimento da renda e outros detalhes. Também foram abordados assuntos relacionados a cartões de crédito consignados, cuja incidência é ainda maior que os empréstimos.
Na segunda parte, as técnicas alertaram os idosos quanto aos golpes por telefone e internet em que são firmados contratos com instituições financeiras. As dicas incluem principalmente o cuidado para não passar dados pessoais em ligações ou através de mensagens (SMS ou WhatsApp). “O INSS nunca entra em contato com o beneficiário por telefone para solicitar informações pessoais nem passa estas informações às instituições financeiras”, alertam. Outras duas medidas preventivas também são recomendadas: O bloqueio de consignados junto ao INSS e o bloqueio de Telemarketing junto ao PROCON/SP.
A atividade fez parte da programação da Semana do Idoso e foi organizada com o apoio da Secretaria de Promoção Social através da secretária Regina Ramil e a coordenadora do Centro Dia, Vânia Peres Kleiss.
O Procon de Itapira atende ao público de segunda a quinta-feira das 8h00 às 17h00, na Praça Bernardino de Campos, Box 10, Centro. Os telefones fixos são (19) 3863.7818 e 3843.6888. Há também o contato via WhatsApp pelo (19) 99627.9034.
Importante lembrar que as sextas feiras o Procon realiza apenas audiências, não havendo atendimento ao público. A unidade também desenvolveu uma cartilha para orientar os cidadãos a respeito dos golpes mais comuns aplicados através de WhatsApp, Pix, boletos e cartões de crédito e débito. Clique aqui e baixe o arquivo virtual.
Medidas preventivas para evitar golpes de empréstimos e cartão consignado
- Bloqueio de consignados junto ao INSS;
- Bloqueio de Telemarketing junto ao Procon/SP;
- Não fornecer nenhuma informação pessoal através de redes sociais e telefones;
- Possuir; sempre que possível; acompanhantes de confiança durante saque de benefício para evitar situações na boca de caixa;
- Caso deseje realizar um empréstimo consignado busque, sempre, agências físicas credenciadas para realizar as tratativas;
- Leia atentamente todas as vias contratuais e atente-se às cláusulas de juros, pois estão são flexíveis e variáveis de banco para banco;
- Ao assinar o contrato, exija sua via;
- Caso possua dúvidas, entre em contato com o Procon para buscar informações.