sexta-feira, 22 novembro 2024
InícioCidadePrograma de atividade física adaptada conta com cadeiras esportivas

Programa de atividade física adaptada conta com cadeiras esportivas

A SEL (Secretaria de Esportes e Lazer) adquiriu duas cadeiras esportivas para utilização dentro do programa de atividade física adaptada. O equipamento possibilita melhor locomoção na atividade de parabadminton e em breve outras três cadeiras serão incorporadas ao conjunto.
Desenvolvido com a coordenação dos professores Moisés Germano e Priscila Godoy, com a participação do professor Raoni Dipold, o programa ocorre no Ginásio de Esportes José Carlos Malandrim, no bairro dos Prados. São oferecidas atividades de goalball, parabadminton e bocha para pessoas com deficiência física ou visual às sextas-feiras. “Com a chegada das cadeiras de rodas esportivas, específicas para a modalidade, conseguimos mudar totalmente o ritmo de treino, conseguindo tornar os atletas cada vez mais ágeis e preparados para sua participação no primeiro campeonato, que deve acontecer ainda esse ano’, explica Priscila. “Embora o goalball esteja só com o Anthony de aluno, alguns colegas e até professores da escola que ele estuda, vêm para o treino, se vendam e ajudam a formar time para aumentar o volume de treino dele. E ele já teve uma evolução enorme em relação à técnicas específicas da modalidade, que foi criada apenas para pessoas com deficiência visual”.
As crianças com idade de quatro a 12 anos, com deficiência física ou visual, têm a oportunidade de desenvolvimento com aulas multiesportivas no período da manhã, das 8h às 9h, e à tarde, das 14h às 15h. É o caso do garoto Caio, de apenas quatro anos, com paralisia cerebral, que está iniciando a prática de bocha. “As aulas do Caio são estruturadas para que ele tenha melhora no desenvolvimento motor global, além de iniciarmos alguns movimentos específicos da bocha paralímpica, tudo sempre feito de forma bem lúdica a fim de tornar atrativo e prazeroso para ele”, explica o professor Moisés.
Para quem está na faixa etária a partir de 13 anos e tem deficiência física, parabadminton/bocha será a atividade das 9h às 10h e das 15h às 16h. Quem possui deficiência visual e tem idade a partir de 13 anos, das 10h às 11h e das 16h às 17h a atividade será goalball. O goalball, que irá contar com as traves nas dimensões oficiais, tem a participação do aluno Anthony, portador de deficiência visual. Elis, Daniel, Jair, Antônio e Emerson, todos com deficiências físicas, praticam o parabadminton.
As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Esportes e Lazer, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h. O endereço é Rua Major David Pereira, 399. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3863-0071 ou 3843-5313.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.