Desde o ano passado, as equipes multiprofissionais da Rede Básica de Saúde e do Serviço de Matriciamento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mogi Guaçu estão realizando um trabalho conjunto para aprimorar a resolutividade da Rede Regional de Saúde.
Ao longo de 2022, a equipe do apoio matricial do AME visitou e realizou reuniões em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município para dialogar com os profissionais e avaliar os encaminhamentos para as especialidades, fortalecendo e qualificando a Atenção Básica.
A devolutiva desse trabalho foi feita no dia 31 de janeiro durante reunião com a presença da equipe de Matriciamento do AME e dos enfermeiros gestores das UBSs. “O foco foi orientações para ampliar e otimizar a oferta de atendimentos em saúde das especialidades e melhor aproveitamento dos atendimentos ofertados, incluindo qualificação dos encaminhamentos. Foi um trabalho muito importante e que trouxe resultados muito positivos”, avaliou a Diretora Rede Básica de Saúde Deise Aparecida Cêga Fernandes
São atendidos no AME os pacientes encaminhados pela Rede Básica de Saúde demandam de atendimento especializado pela sua complexidade ou inexistência do serviço na cidade e que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.