Na tarde da última terça-feira, 4, a médica Diretora Administrativa do Hospital Municipal Maria Sueli Rocha Longhi e as enfermeiras Monica Eliane Cobra e Simone Banks dos Santos Esteves participaram de uma reunião técnica sobre a implantação do Centro de Hemodiálise em Itapira.
A reunião contou com a presença da enfermeira Ms. Silvia Angélica Jorge, coordenadora de enfermagem do Centro Integrado de Nefrologia da Unicamp, e enfermeira Fátima C. M. Borges de Sales, que é especialista em Nefrologia e atuou por 34 anos na Unicamp nesse setor.
O propósito inicial do encontro foi poder conhecer um pouco mais sobre a funcionalidade do setor da Unicamp e, assim, adequar a estrutura do Centro de Hemodiálise municipal, desde questões relativas a insumos e materiais de consumo até a composição da equipe de recursos humanos e escalas de atendimento. “Enquanto a obra está em andamento, nossa equipe técnica já está fazendo o levantamento de todas as necessidades do serviço”, explicou Dra. Sueli.
As duas enfermeiras visitaram a obra, elogiaram a estrutura que está sendo construída em Itapira e se colocaram à disposição do município para auxiliar nesse processo de adequação. Inclusive, será agendada uma visita da equipe técnica ao Centro da Unicamp para verificar a funcionalidade na prática.
Há cerca de 15 dias, Dra. Sueli e o secretário de Saúde Vladen Vieira também fizeram visita a uma clínica particular em São João da Boa Vista com o objetivo de compreender melhor as demandas do serviço. “É importante conhecer diferentes serviços e realidades para que possamos trazer essa experiência para a nossa cidade. Um dos grandes diferenciais desses dois contatos é que a Unicamp, assim como nós, é um hospital público”, pontuou Dra. Sueli.
As obras do Centro de Hemodiálise continuam em andamento. Depois de concluídas, serão iniciados os trâmites para aquisição dos equipamentos e o credenciamento do serviço junto ao Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal.