O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) realizou na tarde desta sexta-feira, 8, uma simulação de evacuação de área com seus colaboradores do prédio administrativo, situado à Rua Rui Barbosa. O objetivo da atividade foi treinar os funcionários, brigadistas e terceiros sobre como agir em situações de emergência, mantendo e garantindo a segurança de todos. Também foi realizada simulação de vítima com pronto atendimento e resgate feito pelas equipes da Defesa Civil.
Segundo Ivan Renato Correia Leite, Técnico de Segurança da autarquia, o simulado de emergência representa de forma realista uma situação de risco e faz com que todos os trabalhadores envolvidos sigam os mesmos passos que devem ser seguidos em um caso real, porém participando de um treino prático executado pela equipe de engenharia de segurança da empresa. “Também promove a capacitação das equipes para enfrentar adequadamente situações de emergência e permite a avaliação das ações realizadas e recursos empreendidos Qualquer edificação está sujeita a riscos e o treinamento para o plano de abandono é um importante instrumento para evitar situações de pânico em caso de emergência”, completou.
O coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Ramos, ressaltou que essas atividades são importantes para garantir que todos os funcionários da autarquia estejam preparados para emergências, bem como as próprias equipes de salvamento. “Para nós esses simulados também são importantes para reforçar o treinamento dos agentes”, disse.
Para evitar transtornos, os moradores do entorno do prédio, bem como as autoridades de segurança e salvamento do município foram comunicados previamente da ação.