O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado neste domingo, 5 de junho, e para celebrar a data a Prefeitura, através da SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) e outras secretarias municipais, promove diversas ações alusivas ao tema. “Foram ações pontuais realizadas nestes últimos dias em comemoração a essa data tão importante, mas que também fazem parte do nosso dia a dia e ocorrem com frequência. Itapira hoje é referencia em muitas questões ambientais e nosso objetivo é a busca contínua da redução dos impactos aos recursos naturais existentes em nosso município”, enfatizaram o secretário José Aparecido Perentel Rostirolla e o biólogo e diretor da pasta Anderson Martelli.
Dentre as ações comemorativas, Martelli proferiu uma palestra sobre temas ambientais durante o curso de formação dos novos guardas civis municipais no dia 26 de maio. Ontem, dia 2 de junho, a SAMA e ASCORSI realizaram um mutirão de limpeza de um trecho das margens do Ribeirão da Penha. Na ação foram retirados aproximadamente 700 kg de resíduos diversos e o secretário da SAMA adiantou que haverá continuidade em outros locais.
Hoje, dia 3, foram duas diferentes atividades. A primeira foi uma palestra ministrada por Anderson Martelli na empresa Penha sobre a importância da arborização urbana e que contou com a participação de funcionários da empresa e integrantes do Rotary Club. Após a explanação, todos participaram de um plantio de 67 mudas de árvores nativas em substituição às leucenas, espécie exótica e invasora, que foram suprimidas. Segundo Martelli, participaram dessa ação aproximadamente 30 pessoas de maneira presencial e a atividade foi transmitida para as demais unidades da empresa espalhada pelo Brasil.
Ainda nesta sexta-feira, 3, equipe da SAMA realizou também o plantio de 250 mudas de espécies nativas em uma área ciliar no bairro Barão Ataliba Nogueira, favorecendo proteção do solo contra erosões, assoreamento de corpos d’água, abastecimento dos lençóis freáticos durante as precipitações e outros fatores positivos. Além dos técnicos, moradores da região também participaram.
Complementando as ações desta semana, neste sábado, 4, haverá um plantio de 35 mudas de árvores nativas no Parque Linear do bairro Santa Bárbara, em frente à ETEC “João Maria Stevanatto”, reforçando a vegetação ciliar do Córrego Laura. Trata-se de uma parceria entre a SAMA e ETEC em comemoração ao dia do Meio Ambiente e envolverá a participação de alunos e seus familiares.
Duas outras ações que visam a preservação do meio ambiente foram destacadas pelo secretário e pelo diretor da SAMA. Uma delas é a conclusão da impermeabilização da terceira camada do aterro e, junto disso, o plantio de mudas de primavera perfazendo a cerca viva do empreendimento. O outro trabalho de destaque é a fiscalização ativa da Patrulha Ambiental junto às denúncias de degradação ambiental, intervenção em APP (Área de Preservação Permanente) e uso da água sem as devidas licenças, assim como todas as ações relacionadas aos maus tratos aos animais.
“Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nela que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar”, finalizam Rostirolla e Martelli.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Essa data tem como principal objetivo chamar a atenção dos governos de todas as esferas (Federal, Estadual e Municipal) e da sociedade em geral para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.