O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de chamar a atenção de todas as camadas da população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais, que antes eram considerados inesgotáveis por muitos.
Para marcar a data, a SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) promoveu uma série de ações educativas entre os dias 5 a 9 de junho. Entre essas atividades, destacam-se as palestras de educação ambiental realizadas nos dias 5, 6 e 7, para os alunos da AIPA (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente). O evento foi encerrado com uma caminhada ecológica na área de preservação permanente do córrego que passa pelo bairro Assad Alcici. Integrantes da ASCORSI (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira) participaram dessa atividade e foram retirados do local 10 kg de resíduos descartados de forma irregular.
A SAMA também recebeu um convite da ONG Eco Mantiqueira, da cidade de Espírito Santo do Pinhal, para realizar uma palestra na Escola Estadual Cel. Batista Novais e a atividade foi muito bem avaliada por todos os envolvidos.
O secretário da pasta, José Aparecido Perentel Rostirola, expressou seu agradecimento pelo empenho dos técnicos envolvidos nessas ações. “Cada município que realiza ações locais contribui para o impacto ambiental em toda a região. Itapira hoje é uma referência em muitas questões ambientais e o objetivo é continuar buscando melhorias, reduzindo os impactos nos recursos naturais existentes em nosso município”, afirmou.