A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está desenvolvendo um projeto paisagístico em diversos pontos da cidade com a supervisão do paisagista Pedro Galli, de Holambra (SP), que fez um levantamento prévio de pontos importantes da cidade e quais tipos de plantas são adequadas para cada um deles.
De acordo com o secretário da pasta, José Alair de Oliveira, o trabalho envolve não apenas o plantio de novas flores e folhagens, mas também a manutenção dos locais. “Foi feito um extenso levantamento e estudo de cada ponto a ser trabalhado. É um esforço que envolve não apenas a Sama, mas também as secretaria de Planejamento e Obras e Serviços Públicos”, pontuou.
Ao todo, foram elencados 30 pontos para serem revigorados, dos quais quatro já foram revitalizados: rotatória da Rodoviária, Avenida Fenízio Marchini (na margem do Ribeirão da Penha), Avenida Jacareí e Rotatória MMDC. Segundo Oliveira, dentre esses pontos também está o portal de entrada da cidade, que concentrará um trabalho extenso e diferenciado.
Outro ponto destacado pelo secretário é a utilização de adubo orgânico oriundo da trituração de galhos das podas de árvores realizadas na cidade. “Dentre os prêmios que ganhamos pelo Município Verde Azul está o triturador de galhos. Com ele, estamos usando esse adubo orgânico que tem uma excelente cobertura e mantém a umidade”, explicou.
A execução do projeto em todos os pontos elencados será feita aos poucos e de acordo com as condições climáticas. O próximo ponto a ser revigorado é a rotatória de acesso ao Velório da Saudade.