Entre as diversas ações que SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambienta) realiza, uma inovadora vem sendo desenvolvida: a reutilização dos vasos de flores que são depositados nos túmulos do Cemitério Municipal da Saudade.
As plantas secas são trituradas para uma posterior compostagem e utilização deste material misturado com terra e adubo no Viveiro Municipal. O substrato é reutilizado para germinação de mudas e os vasinhos são limpos e utilizados na produção de mudas de árvores nativas e plantas ornamentais. Já os demais materiais passivos de reciclagem são encaminhados à ASCORSI (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira).
Conforme explica o secretário da pasta e idealizador do projeto, José Aparecido Perentel Rostirolla, somente no último Dia de Finados foram recolhidos aproximadamente 2.000 kg de resíduos dos vasos de flores secas. Cada vaso contém terra de boa qualidade (substrato), flor e os recipientes que, geralmente, são de plástico. Quando as plantas morrem, esse conjunto era encaminhado ao aterro sanitário, assim como ocorrem em grande parte dos municípios brasileiros. Mas com essa ação, todo o material foi recolhido e disposto na área do Viveiro Municipal de produção de mudas, sendo dado um destino ambientalmente correto para cada item.
O biólogo da pasta, Anderson Martelli, complementa que os vasos são fabricados em plástico e são produtos derivado do petróleo e ao promover a reutilização dos mesmos ocorre a economia de recursos naturais, como energia elétrica e água.
Além desses benefícios, Rostirolla e Martelli lembram que esses materiais dispostos de forma incorreta na natureza favorecem o acumulo de água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor causador da Dengue, Zika e Chikungunya. “Essa é mais uma ação desenvolvida pela SAMA visando a sustentabilidade e qualidade de vida de nossa população. Em breve iremos ampliar a ação junto ao Cemitério da Paz em outras datas especiais de grande movimento”, adiantou o secretário.