Time tricolor paulista ainda não havia vencido o Atlético-PR na Arena da Baixada e também não batia o rival como visitante no Brasileirão desde 1982
O São Paulo conseguiu quebrar um tabu de 19 anos sem vitórias sobre o Atlético Paranaense na Arena da Baixada, em Curitiba — até então, eram 18 jogos com 13 vitórias dos atleticanos e cinco empates — e outro de 36 anos sem bater o time rubro-negro curitibano como visitante no Campeonato Brasileiro. Neste sábado (9), o time tricolor paulista venceu por 1 a 0, em jogo válido pela 11ª rodada do Brasileiro 2018. O gol foi marcado pelo meia Nenê em cobrança de pênalti.
Com o resultado, o time são-paulino chega a 20 pontos e volta às primeiras colocações da tabela do Nacional. Já o Atlético Paranaense segue na zona de rebaixamento, com apenas nove pontos.
O São Paulo vai abrir a próxima rodada do Brasileirão (12ª) na terça-feira, às 21h30, no Morumbi, diante do Vitória. Já o Atlético Paranaense — que venceu apenas um jogo nos últimos 12 que disputou — enfrentará o Botafogo, na quarta, às 21 horas, no Engenhão.
O jogo
O time da casa teve mais volume de jogo e criou as melhores oportunidades de gol na primeira etapa. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 15 minutos, quando o atacante Pablo dominou na entrada da área, girou e chutou para grande defesa de Sidão.
Aos 28 minutos, o lateral-esquerdo Carleto cobrou falta de longe, a bola saiu rasteira, mas assustou o goleiro são-paulino. Pouco depois, o volante atleticano Lucho Gonzáles sentiu dores no gramado e foi substituído.
Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes
O time visitante teve uma chance no ataque aos 34 minutos. Em contra-ataque, o atacante Everton recebeu e chutou cruzado, mas a bola desviou no caminh e facilitou a defesa do goleiro Santos.
Antes do final da primeira etapa, aos 43 minutos, o goleiro Sidão deu um susto nos são-paulinos que compareceram à Arena da Baixada. O meia Raphael Veiga arriscou de longe, a bola veio baixa e Sidão se atrapalhou ao fazer a defesa. Ele deu rebote, mas a zaga conseguiu afastar o perigo.
Na segunda etapa, o atacante Diego Souza quase abriu o placar para o São Paulo em grande contra-ataque puxado por Nenê. O meia cruzou da direita, Diego cabeceou com perfeição, mas o goleiro Santos se esticou e conseguiu desviar para a linha de fundo. Na sequência, Raphael Veiga desceu pela esquerda e emendou para o gol, mas Sidão fez boa defesa.
O São Paulo voltou melhor no segundo tempo. Aos 8 minutos, Eder Militão virou o jogo na esquerda para Nenê, que emendou para o gol e assustou Santos.
Curta a página R7 Esportes no Facebook
Aos 13 minutos, o goleiro atleticano errou na saída de bola, o zagueiro Bruno Guimarães perdeu o lanceNenê roubou e tocou para Everton, que foi derrubado pelo volante Camacho. O árbitro marcou pênalti. Após Depois três minutos de paralisação, Nenê cobrou e marcou: 1 a 0.
Depois do gol, o técnico Fernando Diniz trocou o zagueiro Wanderson pelo meia Guilherme na tentativa de impulsionar a criação de jogadas e buscar o empate. Mas o time paranaense parece ter sentido o gol e não conseguia chegar ao gol de Sidão. As mexidas do treinador atleticano não surtiram efeitos.
Aos 39 minutos, o time da casa teve uma grande chance de empatar a partida. Carleto bateu falta na área, o zagueiro Thiago Heleno cabeceou com força, mas Sidão conseguiu fazer a defesa com o peito.
O Atlético Paranaense teve outro grande momento em uma falta frontal ao gol de Sidão, aos 45 minutos. Mas Thiago Carleto cobrou em cima da barreira e desperdiçou a chance do empate.
Homenagem
Antes do início da partida, os jogadores de Atlético Paranaense e São Paulo respeitaram um minuto de silêncio em homenagem à ex-tenista Maria Esther Bueno, morta nesta sexta-feira, vítima de câncer, na capital paulista.
Fonte: r7 esportes