As secretarias de Saúde e Educação estão trabalhando em parceria para melhorar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes do município. O principal objetivo é localizar os faltosos e fazer o contato direto com as famílias para que elas levem os pacientes aos postos para que mantenham a imunização em dia.
Para isso, as equipes das Unidades Básicas de Saúde se dirigem às escolas para verificar as carteirinhas de vacinação que foram antecipadamente solicitadas aos pais e responsáveis. “No caso da poliomielite, quando está em atraso a equipe dá a gotinha para a criança na própria escola. Já em relação às outras vacinas, são enviados recados para os pais para que eles procurem os postos”, explicou a Diretora da Rede Básica de Saúde, Deise Cega Fernandes.
Na quarta-feira, 5, a equipe da UBS Central esteve na EMEB “Cônego Matheus Ruiz Domingues”, na Vila Bazani. Algumas crianças tomaram a vacina da poliomielite no local e em outros casos foram enviados avisos para os pais sobre as outras vacinas em atraso. “É importante também que os pais fiquem atentos às convocações feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde e que levem às crianças para os acompanhamentos de rotina nos postos”, reforçou a enfermeira Kátia de Souza Silva.
O cronograma de atendimento é elaborado entre as escolas e a Unidade Básica de Saúde de referência. Os pais são comunicados através dos próprios alunos e/ou recados nos cadernos das crianças.