Com o intuito de ampliar e intensificar as ações de combate à dengue no município, a Secretaria Municipal de Saúde investiu na contratação de uma empresa terceirizada para atuar no trabalho de bloqueio de criadouros e nebulização costal.
Vinte funcionários da empresa Marlene da Silva Imunizadora – EPP, vencedora do processo de licitação, passaram por treinamento na manhã desta segunda-feira, 8, junto à equipe da Vigilância Epidemiológica, e já atuam no bloqueio de criadouros que está sendo realizado essa semana nos bairros Assad Alcici, Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek de Oliveira, Della Rocha I e Loteamento João de Barros.
“Eles estão atuando da mesma forma que nossos agentes de endemias e com o número maior de pessoas conseguiremos ampliar nossas ações em toda a cidade”, destacou a responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário.
O investimento na contratação da empresa foi de R$ 360 mil pela vigência de 90 dias. Deste total, R$ 151.171,00 foram conquistados pelo prefeito Toninho Bellini junto ao Ministério da Saúde. “Fizemos o pedido para o Ministério da Saúde e falamos sobre a situação do município, que já era de Emergência. Rapidamente recebemos o parecer favorável e a liberação do recurso”, disse o prefeito.
No dia 1° de março, o Chefe do Executivo encaminhou ofício a Edenilo Baltazar Barreira Filho, Coordenador Geral de Vigilância das Emergências em Saúde Pública, e Márcio Henrique de Oliveira Garcia, Diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, para solicitar o incremento financeiro emergencial de custeio em razão da epidemia de dengue. A Portaria GM/MS nº 3.245, de 5 de março de 2024, autorizou o repasse.
Além das ações de bloqueio que estão sendo feitas essa semana, a Vigilância Epidemiológica também promove a nebulização veicular nos dias 10 ,11 e 12 a partir das 5h30 nos bairros Flávio Zacchi e Humberto Carlos Passarela. Novas estratégias estão sendo estudas de acordo com as notificações que estão chegando essa semana.