A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no ano passado um mutirão de consultas de oftalmologia no CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde) para atender a demanda de pacientes que aguardam pelo atendimento com o especialista.
Na tarde desta terça-feira, 31, foram agendadas mais 50 consultas. Os pacientes são avaliados pelo profissional e realizam todos os exames necessários para que saiam da unidade com o diagnóstico fechado, a receita de óculos atualizada ou encaminhamentos para procedimentos e cirurgias, quando for necessário.
Em 2021, o foram realizadas 2.676 consultas da especialidade de oftalmologia no CAIS. No ano passado, com o início do mutirão, o número saltou para 3.487, representando um aumento de 30,3%. “Nós estamos avaliando a demanda de cada especialidade para promover esses mutirões para atender a todos os pacientes”, disse o prefeito Toninho Bellini.
O Secretário de Saúde Vladen Vieira explicou que o mutirão de consultas está sendo realizado em parceria com o Consórcio Municipal de Saúde. Além disso, as consultas de rotina no próprio CAIS e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Mogi Guaçu continuam sendo agendadas.
Toninho Bellini também lembrou que além das consultas, no fim 2021 foi iniciado o mutirão de cirurgia de catarata para atender pacientes que aguardavam pelo procedimento desde 2019. Até agora já foram 682 cirurgias a laser realizadas no Hospital de Olhos de Bragança Paulista. Para o mês de fevereiro serão mais 50 agendamentos. “Alguns desses pacientes aguardavam há muitos anos e agora conseguiram fazer o procedimento nos dois olhos e estão bem. E esse mutirão também continua”, finalizou.