A departamento de saúde recebeu na manhã desta terça-feira, 15, a doação de brinquedos da Estrela. As bonecas e jogos interativos serão destinados para uso nos ambulatórios de psicologia da Rede Básica de Saúde para atendimento de crianças e adolescentes de 4 a 13 anos.
Conforme explica a psicóloga Príncia Lanzoni, Interlocutora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Itapira, os brinquedos são utilizados para acessar e intervir no universo emocional das crianças. “Com a grande demanda em saúde mental infanto-juvenil e significativo aumento neste período pós-pandemia, é de extrema importância os recursos lúdicos para esse trabalho que estamos fazendo”.
A prefeitura de Itapira destacou a parceria da Estrela com o município e lembrou, inclusive, da participação da empresa na montagem do Hospital da Solidariedade em 2021. “A Estrela foi uma das primeiras que aderiu ao nosso projeto e colaborou conosco. E hoje, em nome do Walber eu estendo meus agradecimentos ao Carlos Tilkian pela doação desses brinquedos que serão encaminhados para ao atendimento das crianças na área de psicologia”.
“Além de ser uma marca que deixa tantas lembranças positivas para pais e filhos, a Estrela também tem esse papel fundamental de colaborar com a população e hoje não foi diferente. Em nome do nosso presidente Carlos Tilkian, estamos hoje fazendo essa entrega”, disse o gerente da empresa, Walber Garcia, que fez a entrega ao lado do também gerente Leandro Mantelato.
Atualmente, o serviço de psicologia infantil conta com três profissionais que atendem nos ambulatórios alocados nas UBSs Vila Ilze, Figueiredo e Central com demandas em acolhimento, avaliação e intervenção psicológica, facilitando o acesso dessas crianças ao tratamento. Além do trabalho com a criança, os pais ou responsáveis passam por sessões de orientação e, muitas vezes, a rede intersetorial também é articulada para promover saúde e cuidado. Os encaminhamentos são feitos principalmente pelos médicos alocados na Secretaria de Saúde e pelo psicólogo alocado na Secretaria de Educação.