Queixas como, o processo é cansativo, deixar de comer doces, passar fome, pão francês engorda (carboidratos), falta de tempo para exercícios são as mais frequentes. Então vamos por partes:
Sobre o processo ser cansativo, apenas será se você mantiver uma dieta que você não gosta, que não tenha adesão e aí sim você vai se cansar. Dependendo do seu objetivo, o processo é sim lento, mas não deve ser sinônimo de cansativo. Eu sempre monto a dieta do paciente juntamente com ele em consulta, para que a dieta fique a gosto dele e isso de se cansar não aconteça.
Já englobando as duas queixas sobre o doce e pão, ambos podem ser incluídos na dieta todos os dias. Não é um alimento isolado que vai te fazer por tudo a perder. Você pode comer de tudo, mas não tudo, sendo assim, ajustadas as quantidades na dieta, não há motivos para restringir alimentos, a não ser em situações de patologias.
Passar fome jamais!! Talvez de início você estranhe as quantidades e ache que está passando fome, até notar que não, e sim que anteriormente você comia a mais, sem necessidade.
E sobre o exercício físico, sua prática é muito importante para a saúde e também ajuda muito no processo de emagrecimento, porém caso de início não seja possível fazê-lo, não tem problema, só com a alimentação podemos conseguir ótimos resultados, mas é sempre bom darmos um jeitinho de fazer algo pela nossa saúde.
Conclusão: emagrecer não é tão difícil quanto parece. O que acontece é que a maioria das pessoas tentam fazer isso sem acompanhamento de um profissional e acabam se restringindo demais achando que esse é o único caminho e não é!! Fazer dieta com o objetivo de emagrecimento tem que ser algo fácil, prazeroso e que você consiga manter, tem que se tornar hábito pois não existe data pra começar e terminar. Você pode chegar no seu objetivo, porém a alimentação saudável com intuito de manutenção da sua saúde é pra sempre. E óbvio que não seguimos isso 100% né, uma pizza, um lanche e uma cervejinha sempre rola e tá tudo bem!