O serviço de fornecimento de próteses dentárias pelo SUS (Sistema Único de Saúde) através do setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde está passando por um processo de expansão no município e em um período de 15 meses entregou 648 próteses totais e parciais para pacientes de diferentes bairros.
O último balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde considerou o número de próteses entregues entre dezembro de 2021 e março de 2023. Neste período, foram fornecidas 403 próteses totais e 245 parciais removíveis. “Temos uma grande demanda e o tempo de fabricação das próteses também é um pouco longo porque envolve várias etapas. Porém, tivemos um resultado muito positivo nesses últimos meses e conseguimos atender muitos pacientes que há tempos estavam aguardando”, explicou o Diretor de Saúde Bucal Miguel Guilherme.
Tendo como porta de entrada a Unidade Básica de Saúde, a Saúde Bucal do município engloba diversos tipos de atendimentos que podem ser realizados no próprio posto – como Orientação sobre Higiene Bucal, Profilaxia, Aplicação Tópica de Flúor Gel, Restaurações, Raspagem Periodontal, Raio-X, Exodontia, etc – ou, dependendo da complexidade, são encaminhados para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).
Em relação às próteses, a expansão foi iniciada pelas UBSs Flávio Zacchi e Cubatão que atendem in loco para todo o processo: atendimento inicial, moldagens e entrega da prótese. “É um trabalho que aos poucos está sendo descentralizado para facilitar o acesso dos pacientes. Porém, estamos fazendo isso por etapas e alguns casos continuam sendo encaminhados para o CEO. Lembrando que a prótese dentária é um recurso que possibilita melhorar a mastigação, fonação, deglutição e a autoestima do indivíduo com perdas dentárias, tendo como consequência uma melhora na qualidade de vida do paciente”, completou Guilherme.
Os agendamentos de consultas odontológicas são feitas diretamente nas Unidades Básicas de Saúde. Os pacientes devem entrar em contato com o posto de referência de seu bairro.