sexta-feira, 22 novembro 2024
InícioCidadeSítio do Picapau Amarelo é tema de apresentação musical dos Serviços de...

Sítio do Picapau Amarelo é tema de apresentação musical dos Serviços de Convivência

A noite da próxima sexta-feira, 7, será de muita música no Ginásio de Esportes ‘Benedito Alves Lima’, o Itapirão. As crianças dos SCFVs (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e a Banda Lira Itapirense apresentam para o público o musical ‘Sítio do Picapau Amarelo’ com início às 19h30 e entrada franca.

Com duração de pouco mais de uma hora, a apresentação encerra as atividades anuais do Projeto Viva Música desenvolvida nos seis Serviços de Convivência da Secretaria de Promoção Social. Participam cerca de 260 crianças e 15 músicos da Banda Lira.

Conforme explica Silvane Araújo, coordenadora do Projeto Viva Música, o tema foi escolhido ainda no primeiro semestre e desde setembro o trabalho tem sido exclusivamente voltado para a apresentação. “Em cada unidade é desenvolvido um conteúdo e práticas da musicalização. Há aulas de Fanfarra, de Xilofones, Flauta Doce, Tubos Melódicos (chamados Boomwackers) e Percussão de reciclagem. Há também onde desenvolvemos atividades de Percussão Corporal e as unidades que tem três ou mais dessas atividades juntas. Ou seja, é uma riqueza e diversidade de conteúdos que vamos mostrar durante a apresentação”, destacou.

As aulas são ministradas pelos professores Salua de Oliveira, Wagner Mello Júnior e Nathalia Gonçalves. “Quero salientar o brilhante trabalho dos professores muito nos orgulham pela qualidade das aulas e de todo trabalho desenvolvido com as crianças. O resultado vai aparecer no palco”, elogiou Silvane. A produção, criação do texto e roteiro, escolha de conteúdos da musicalização e coordenação geral dessa apresentação são de Silvane Araujo e a regência dos músicos da Lira é do maestro Maurício Perina. Também haverá a atuação de três atores durante o musical.

O Projeto Viva Música completa seis anos de atuação e teve origem através de parceria com a Secretaria de Promoção Social. Além dos seis núcleos de crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atende também o Centro Dia do Idoso, a Casa da Criança ‘Celencina Caldas Sarkis’, Lar São José, Sepin, Educandário ‘Nossa Senhora Aparecida’ e ADI (Associação Down de Itapira), somando perto de 800 crianças e adolescentes e 30 idosos atendidos. Com aulas semanais, envolve diferentes professores e possui coordenação de Silvane Araujo e direção de Maurício Perina.

“Trata-se de um projeto que desenvolve de maneira sistemática a musicalização e desperta habilidades nas crianças desde os cinco até os 15 anos. Muitos talentos são despertados e desenvolvidos. De maneira brilhante essas crianças têm se mostrado muito talentosas e com uma evolução muito satisfatória no aprendizado”, concluiu Silvane.  

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.