A educação ambiental tem um papel importante na formação de cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade socioambiental como a preservação dos mananciais, da mata ciliar, o descarte correto do lixo, dentre outros assuntos.
Neste sentido, a SAMA – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem aproveitando os eventos públicos para o desenvolvimento de ações educativas visando a divulgação dos serviços prestados por este órgão na preservação ambiental. Nos últimos dois eventos, um realizado na Praça CEU em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e o outro realizado no último dia 26 no distrito de Barão Ataliba Nogueira, evento intitulado “Saúde, Meio Ambiente para a sustentabilidade da vida”, os técnicos Lucas Hamaguti e Ariadne Alvarenga realizaram orientações junto à população local sobre arborização urbana, preservação de recursos naturais, ações visando coibir maus tratos aos animais, animais soltos em vias públicas, realizar doação de sementes, entre outros, com uma repercussão local positiva entre os participantes relatam Anderson Martelli (biólogo) e José Aparecido Perentel Rostirola, secretário da SAMA.
“Essas ações de educação ambiental se tornam de extremo valor, uma vez que precisamos do ambiente que nos cerca e a consciência ambiental é primordial para compreendermos que dividimos tempo e espaço com outros seres e interagimos com fatores diversos. Sem equilíbrio, todo esse cenário está ameaçado e o ser humano está incluído nele” finalizam Martelli e Rostirola.