sexta-feira, 22 novembro 2024
InícioCidadeTia Cida, ícone da Festa de Maio, morre aos 108 anos em...

Tia Cida, ícone da Festa de Maio, morre aos 108 anos em SP

Morreu na madrugada desta terça-feira (14), a agente de turismo Apparecida de Oliveira Santos, a popular Tia Cida, itapirense de nascimento, mas que desde os 12 anos residia em São Paulo, capital.
Figura extremamente carismática e gentil, ela foi um símbolo da tradicional Festa de Maio de Itapira, tendo acompanhado praticamente toda a evolução e se tornando testemunha ocular das mudanças do evento com o passar dos anos.
Desde o início dos anos 1970 passou a organizar excursões pelo país – os festejos em louvor a São Benedito eram destino fixo todo ano, com presença marcante sempre no dia 13 de maio e em meio às tradicionais congadas.
Tia Cida morava no bairro do Tatuapé, região leste de São Paulo, e desde 1965 fazia parte da Comunidade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu, no centro da capital.
Sua trajetória foi reconhecida por inúmeros órgãos e também por veículos de mídia, como a Folha de S. Paulo, TV Record, Globo e o Guia Negro.
Também foi cunhada do itapirense Henrique Felipe da Costa, o Henricão, ator, compositor, futebolista, carnavalesco e primeiro Rei Momo negro do carnaval paulistano e um dos fundadores da Vai-Vai.
Tia Cida nasceu em 25 de agosto de 1913. Ela faleceu enquanto dormia em sua casa.
Fonte: Antonio Gracini Neto
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.