sábado, 23 novembro 2024
InícioCidadeTrabalho de equipe multidisciplinar identifica problemas de fala e deglutição em bebês

Trabalho de equipe multidisciplinar identifica problemas de fala e deglutição em bebês

O trabalho desenvolvido desde maio por uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde permite a identificação e tratamento dos casos de anguiloglossia (também conhecido como língua presa) em recém-nascidos na Maternidade do Hospital Municipal.

Em atendimento à Lei n° 13.002, a avaliação do frênulo lingual, conhecido como Teste da Linguinha, é realizado nas primeiras 48 horas após o nascimento e é realizado por um fonoaudiólogo. A avaliação é indolor e permite detectar se há alguma alteração na membrana da língua capaz de interferir inicialmente, na qualidade da amamentação do bebê, na mobilidade da língua, e posteriormente no desenvolvimento da fala e introdução alimentar.

Caso seja identificada alguma alteração, o bebê é encaminhado para avaliação com a odonto pediatra para a realização de um procedimento cirúrgico chamado frenotomia que é realizado na própria Maternidade do hospital. “Nós fazemos essa avaliação na Maternidade e quando necessário o procedimento também é feito antes da alta do bebê. Quando esse procedimento é realizado o fonoaudiólogo faz o acompanhamento com bebê até os movimentos de língua estejam adequados. O teste é de extrema importância porque a anguiloglossia está associada a problemas de desenvolvimento de fala, transição alimentar e principalmente dificuldades na amamentação, porque esse processo de pega e sucção depende totalmente da língua”, explica a fonoaudióloga Cibele Zacchi Bosso.

A equipe multidisciplinar do Hospital Municipal é formada por Juliana Simonetti Belinello (Enfermeira Coordenadora do Banco de Leite Humano de Itapira), Daniela Foraciepe Gardinalli (Cirurgiã Dentista), Cibelle Zacchi Bosso (Fonoaudióloga), Denise Cristina Pereira dos Santos (Enfermeira Coordenadora da Maternidade), Ticiane Melo Moreira (Médica Pediatra Coordenadora do Setor Ucinco – Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional) e Júlia Moisés Breda Fraccarolli (Enfermeira da Maternidade do Hospital Municipal).

O acompanhamento especializado após a alta hospitalar é feito pelo Ambulatório de Fonoaudiologia montado na UBS Central. Bebês que passaram pelo procedimento cirúrgico seguem sendo acompanhados para avaliar o desenvolvimento dos movimentos da língua.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.