Preocupados com a saúde e a segurança de todos, vereadores visitaram esta semana as dependências de algumas das escolas municipais, tanto de ensino infantil, quanto fundamental, para avaliar as alterações realizadas pela Prefeitura visando a retomada das aulas presenciais.
Na segunda-feira, 22, Beth Manoel (PSL), Maísa Fernandes (PSD) e Leandro Sartori (PSOL), estiveram juntos nos Centros de Educação Infantil “Francisco Rovaris”, no Bráz Cavenaghi e “Dyvanira Bellini Nicolai” no Istor Luppi. Também visitaram as Escolas de Ensino Básico “Prof.ª Benedita de Lourdes Papalardi dos Santos”, no Della Rocha e “Diva Magalhães Raimont”, na Vila Dr. José Secchi.
Para a presidente da Câmara, vereadora Beth Manoel, a iniciativa visa verificar as condições das escolas municipais e identificar se estão em condições de receber funcionários e alunos.
“Nossa maior preocupação é com a segurança de todos. Mas pudemos perceber que na maioria dos casos, foram cumpridos os protocolos sanitários”, afirmou a parlamentar.
Já o vereador Leandro não descarta a necessidade de reparos pontuais que serão encaminhadas para a Secretaria de Educação.
“Há um preocupação com a ventilação desses espaços, se realmente atende com segurança a presença de servidores e alunos. Pudemos verificar que algumas janelas estão travadas, não abrem, impedindo a circulação de ar, além de pequenos reparos que precisam ser feitos. Em suma, me parece que os protocolos sanitários foram seguidos, mas continuamos com antigos problemas como infiltração, falta de porta em banheiros e outros problemas pontuais que vamos encaminhar a administração”, completou.
A vereadora Maísa Fernandes acha imprescindível que o retorno esteja adequado aos protocolos sanitários e acredita que a educação infantil requer mais os maiores cuidados.
“Percebemos que algumas unidades ainda estão recebendo os EPI´s, mas acredito que até a semana que vem tudo deva estar normalizado. Em relação às creches, há uma grande preocupação, uma vez que bebês e crianças desta idade requerem mais contato físico, pois é preciso pegar no colo. São situações que teremos que aprender na prática”, lembrou.
Na semana passada, o vereador André Siqueira já havia visitado a EMEB “Izaura da Silva Vieira” e o CEI “Pref. Hélio Pegorari”.
“Estamos realizando o diagnóstico para as devidas adequações em todas as unidades escolares, e o retorno de maneira híbrida dependerá destas adequações”, relatou Siqueira.
Para viabilizar o retorno, o município está investindo na compra de EPIs, que inclui máscaras, protetores faciais (face shields) para o corpo docente e equipe de apoio, suportes para álcool em gel, sabonete e papel toalha para os banheiros, dentre outros materiais.