O efeito sanfona nada mais é do que o reganho de peso como é mostrado na própria imagem. Um indivíduo que faz uma dieta para perda de peso, emagrece bastante, mas por fim, volta a engordar tudo o que emagreceu ou até mais.
E o que causa o efeito sanfona?
As pessoas quando decidem que querem emagrecer, querem o resultado pra ontem e dessa forma se sujeitam a seguir dietas muito restritas, deixam de comer de tudo que gostam, cortam carboidratos, fazem jejuns, fazem loucuras.
Bom, com tudo isso, conseguem emagrecer e chegam no peso desejado. E como que fica a alimentação? Dieta acabou, objetivo alcançado, a pessoa volta a se alimentar como antes e com certeza ganha todo o peso que perdeu, vivendo em uma luta eterna com a balança. Engorda, faz loucuras, emagrece, não consegue manter a dieta e engorda tudo de novo. E fica nesse efeito sanfona sem fim.
E quais as estratégias para que isso não aconteça?
O ideal é que se faça uma reeducação alimentar, uma alimentação de preferência prescrita por um nutri, ou seja, uma alimentação que você consiga levar para o resto da vida, para que após alcançar seu objetivo, você consiga mantê-lo.
Não devemos ter pressa. Querer emagrecer do dia para noite o que se levou tempo para engordar. Quando temos pressa, fazemos loucuras impossíveis de serem mantidas a longo prazo e aí o efeito sanfona é inevitável.
O mesmo acontece quando usamos medicamentos para a perda de peso e não ajustamos a alimentação. Você vai emagrecer enquanto estiver tomando o remédio e vai engordar tudo de novo quando parar.
Dieta que tem data pra começar e terminar, não lhe trarão resultados duradouros. Pense nisso!