As informações nutricionais são muito importantes e é através delas que definimos se determinada alimento é bom ou ruim.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o orgão que regulamenta os rótulos dos alimentos no Brasil. Sendo assim, todo produto alimentício precisa conter em sua embalagem as informações nutricionais como: valor energético, porção, medida caseira e quantidade por porção de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio.
Mas como interpretar a qualidade do alimento através dessas informações?
O que mais chama a atenção dos consumidores é o valor calórico do produto, mas não podemos nos restringir apenas a essa informação, então vamos ler todas as informações disponíveis.
Devemos ficar atentos às quantidades de gorduras (saturada, trans), açúcar, sódio e fibras do produto, pois são determinantes para sua qualidade. Um bom produto deve conter baixas quantidades de açúcar, gordura e sódio e boa quantidade de fibras.
Os ingredientes são listados em ordem decrescente, dessa forma, o primeiro ingrediente é o que se apresenta em maior quantidade no produto. Quanto menor a lista de ingredientes melhor, pois quando a lista é muito extensa significa que além do ingredientes necessários, foram adicionados diversos outros como aromatizantes, conservantes, corantes, etc, utilizados para aumentar a vida de prateleira do produto, mas que são prejudiciais a nossa saúde.
Muitas vezes nos deixamos levar pela embalagem e pelo marketing do produto. Por exemplo, uma bolacha que em sua embalagem diz ser integral e “fitness”, levando o consumidor a crer que é um produto saudável e muitas vezes não é. Quando se lê as informação nutricionais, vemos que o produto não é 100% integral pois contém farinha branca em sua composição, além de grandes quantidades de açúcar e gordura. É por essa razão que devemos sim ler as informações contidas no produto para sabermos o que estamos comendo e não nos deixar levar apenas pela embalagem bonita e marketing envolvido que nos faz crer que um produto que não é nada saudável, seja visto como tal.